sexta-feira, 1 de março de 2013

Domingos Martins, no ES, clima de montanha perto do mar


Domingos Martins, no ES, clima de montanha perto do mar
Além da agricultura, a base econômica do município é o turismo.
Conheça a Pedra Azul e viagem de trem pelas montanhas.


Distante apenas 42 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, Domingos Martins conquista pelas belezas naturais, exuberantes paisagens, comidas típicas e pelo seu povo acolhedor, que fazem da cidade um lugar de bem estar para todos que a visitam. O município hoje é conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, especialmente na temporada de inverno, que deixa a cidade ainda mais charmosa e que fez com que Domingos Martins fosse considerada a cidade mais romântica do Brasil. Além disso, para os que curtem emoção e adrenalina, opções de esportes radicais e ecoturismo não faltam em Domingos Martins. A natureza privilegiada do município proporciona ao visitante a prática de diferentes tipos de esporte.

Fundada por europeus, Domingos Martins é uma das principais cidades da região serrana do Espírito Santo, envolta em um clima tranqüilo em meio à natureza. Mas, para quem deseja pratica esportes de aventura, o local é um prato cheio, principalmente na região do Parque Estadual da Pedra Azul.


Com clima de montanha, belas paisagens e lugares ideais para respirar ar puro, comer e beber bem. As opções de turismo vão desde pequenas propriedades rurais, um passeio de trem pelas montanhas, até a imponente Pedra Azul. Além da agricultura, a base econômica do município é o turismo.

Em Domingos Martins, o turista tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da região. Quem chega ao município parece estar entrando numa vila alemã e italiana. Os descendentes mantêm as características das casas e da culinária até hoje.

Trem das montanhas

O turista pode apreciar as mais belas paisagens da região num passeio de trem pelas serras do município. O trem faz o trajeto entre as cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano, em 43 quilômetros. A bordo de uma litorina, um vagão que não precisa de uma locomotiva, é possível apreciar a exuberante vista de uma altitude de 1,5 mil metros acima do nível do mar.
Pontes, túneis e cachoeiras ainda emolduram a paisagem da Serra do Mar e da Mata Atlântica, que mais parece uma pintura criada pela natureza.

Pedra Azul
Outro passeio imperdível é no Parque Estadual da Pedra Azul, uma área de preservação no coração da cidade. Em 2012, o parque lançou uma nova trilha com destino às piscinas naturais. A descida é feita pela Pedra das Flores, uma outra formação rochosa ao lado da Pedra Azul, repleta de bromélias.

Agroturismo
Tire um tempo também para visitar as propriedade de agroturismo ou turismo rural. O turista tem a oportunidade de saborear alguns petiscos e delícias da região: bolos, biscoitos, bombons, geleias, doces e salgados de dar água na boca. Domingos Martins é uma combinação de cultura, turismo e culinária que agrada muito.

Lagoa Juparanã


A lagoa Juparanã é o principal cartão postal da cidade de Linhares, no Espírito Santo. Com 90 km de perímetro, de 38 km de comprimento por 3-5 km de largura, tem 63.722.900 metros quadrados de superfície de água e profundidade máxima de 30 m. Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias e calmas, áreas de camping, riachos fantástico pôr do sol beleza poética e propícia para vários desportos aquáticos. A lagoa também banha as cidades de Rio bananal e Sooretama. É o segundo maior lago do Brasil em volume de água. O acesso é no km 137 da BR 101 norte, a 10 km do centro da cidade de Linhares.

No norte da Lagoa Juparanã, fica a ilha do Imperador que tem um marco que celebra as duas visitas ilustres recebidas: Imperador Dom Pedro II, que a visitou em 1860 e, em seguida, o Presidente Getúlio Vargas em 1954. A ilha mantém sua vegetação natural e, de lá, se tem uma vista magnífica da extensão da lagoa e também das praias. O acesso à ilha é por barco, e o ponto mais próximo da terra é a praia de Pontal do Ouro. A ilha do do Imperador é patrimônio pertencente ao governo do estado e serve como uma fronteira física entre os municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal. lagoa Juparanã tem mais de 40 praias em suas margens, e a maioria dentro de propriedades privadas. Praias com acesso público podemos citar a Praia de Três Pontos, Praia do Caju, Praia do Minotauro (com horário restrito), Praia da Jesuína (em Rio Banana-ES) e Praia do Patrimônio da Lagoa (em Sooretama-ES). A infra-estrutura turística em praias públicas têm restaurantes e bares, eventos culturais e passeios de barco.