domingo, 22 de março de 2015

Um tesouro brasileiro: o Estado do Espírito Santo

Se você é daquelas pessoas que pensa que Brasil tem apenas o Rio de Janeiro para mostrar, é hora de conhecer mais de suas maravilhas: Espírito Santo.


O Espírito Santo é um dos menores estados do Brasil e é caracterizada por uma diversidade de turista e atrações que estão muito próximas, por exemplo, a "Rota do Mar e Montanha", uma vez que em menos de uma hora de distância você pode ver belas praias na alta temperatura e montanhas que são lugares onde um casaco é essencial.

Vamos, então, fazer uma pequena turnê por este  paraíso?


Referência em beleza natural e famosa por sua culinária à base de peixes e frutos do mar, o Espírito Santo tem muito a oferecer aos seus visitantes. Uma experiência que vai além de suas praias, não dispensa a boa moqueca nem o clima ameno de montanha - onde os visitantes poderão desfrutar de vinhos, licores, biscoitos caseiros e massas nas propriedades de agroturismo.

Para estes, podemos adicionar uma variedade de atrações, como esportes radicais - incluindo rafting, rapel e parapente - as celebrações tradicionais como Festa da Penha e Forró de Itaúnas, que a cada ano tem uma legião de participantes.

O Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo é uma outra rota a ser descoberta (ou explorado). Uma viagem entre o passado e o presente do Espírito Santo, preservado nas casas dos municípios como Muqui (sul do Estado), São Mateus (Norte do Estado), Santa Leopoldina (Central-montanhosa), e também no Convento da Penha (Vila Velha) e em edifícios no centro de Vitória.

Trilhas, centros de estudo e pesquisa, incluindo o Projeto Tamar e a Reserva Florestal, ajudam a compor o mosaico que é o Estado. Um menu onde a gastronomia turística também é destaque. A moqueca, feito em uma panela de barro, é uma herança indígena hoje trabalhada por artesãos. Já as tortas, que tem mariscos, peixes e ingredientes é o prato principal da culinária local na Semana Santa.

A atual situação econômica, juntamente com a qualidade de vida que oferece, o Espírito Santo tornou-se uma alternativa para viagens de negócios. Nos últimos anos, o crescimento industrial do estado está acima da média nacional, que chamou a atenção dos empresários para o seu potencial, especialmente no petróleo e gás.

Espírito Santo tem uma localização estratégica, com uma área de 46.184 quilômetros  e 78 municípios. Está no Sudeste e em torno das grandes metrópoles do país que fazem do lazer atração para os turistas, empresas e eventos de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Há muitas vantagens em visitar o Espírito Santo. Tem fácil acesso rodoviário, estando ligado a outros estados da BR 101 e BR 262, que interliga com o Centro-Oeste.

Para receber os turistas, tem uma excelente infra-estrutura, capaz de acolher 11.400 pessoas na região metropolitana, excelentes hotéis e restaurante da cadeia.

Rotas

Rota Caparaó

Esta rota abrange 11 municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó, localizado na fronteira com o Espírito Santo e Minas Gerais, onde está localizado o Pico da Bandeira, com 2.890m de altitude. Fazem parte dos municípios de: Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.

Rota Caminho dos Imigrantes

Rota Caminhos de imigrantes é formado pelos municípios de Cariacica, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã. Vários quilômetros de beleza natural. Esta rota proporciona diversão e uma aula de cultura para quem quer aprender um pouco sobre suas raízes ou mesmo querer saber mais sobre o Espírito Santo.


Rota do Sol e da Moqueca (Vitória, Serra, Guarapari, Vila Velha e Anchieta)

Esta foi a primeira rota criada no Espírito Santo. Indicado para quem gosta de praia, turismo náutico, turismo religioso, cozinha / cultural e gastronomia. A moqueca, a torta capixaba, pratos à base de frutos do mar feitos, servido em panela de barro, artesanato ligados a tradições indígena.

No município de Serra, as características do povo capixaba pode ser apreciada através de eventos culturais. A Festa de São Benedito reúne tradições indígenas, africanas e portuguesas. As bandas de Congo fazem louvores para São Benedito são um importante traço folclórico. A preservar as características das praias bucólicas, sendo recomendada para o banho e para alguns surfe.

Vila Velha, a cidade mais antiga do Estado, possui ativos como o Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo de fé e sua coleção que abriga o tecido mais antigo da América Latina, a imagem de Nossa Senhora da Penha. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a primeira igreja construída pelos colonos no Brasil. Aspectos históricos também pode ser visto no Museu do Farol, em Santa Luzia e Vale do Rio Doce, que conta a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas e permite apreciar a locomotiva a vapor restaurada. Praias como a Praia da Costa, Itapoã e Itaparica garantem um banho de sol agradável e natação.

Guarapari, um dos mais famosos spas da costa do Espírito Santo

Guarapari, conhecida como a Cidade Saúde pelas suas propriedades medicinais das areias monazíticas, um dos mais quentes Balneário da costa. Serviços de escuna e mergulho permitem que os turistas aprendam sobre a biodiversidade marinha do litoral do Espírito Santo. Discotecas e restaurantes para garantir diversificada, especialmente no verão na cidade em turismo náutico. Discotecas e restaurantes garantem a vida noturna.

O município de Anchieta, localizado no litoral sul do Espírito Santo, caracteriza-se pelo famoso carnaval de rua. Tem praias, águas cristalinas, onde a pesca acontece debaixo d'água e windsurf. Dentro da história, a Igreja de Nossa Senhora Assunção abriga o Museu Nacional de Anchieta que combina peças de alto valor histórico e sacro. Sob o lugar histórico-cultural está a caminhada para refazer a rota do Beato Padre José de Anchieta, que chamamos de Passos de Anchieta, que por sua vez impele o passeio turístico destacando tradições e apreciar a bela costeira permitindo ao Estado.


Rota do Mar e das Montanhas (Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova)

Viana faz parte da região metropolitana de Vitória, mantendo características de uma cidade tranquila. Isto marca que você vê ao redor da cidade, onde o agroturismo e turismo rural são destaques. Aqui, você pode fazer um agradável passeio através dos sítios para preparar, à mão, vários tipos de produtos caseiros. Tudo isso vem da tradição deixada pelos imigrantes que chegaram na cidade no século XIX: Portugueses, negros, índios, italianos e alemães. Na Casa da Cultura, você pode voltar ao passado, contemplando os títulos fotográficos e utensílios que preservam a história. A Casa Grande, que pertenceu à Família Lírio, localizado na sede da cidade, é uma relíquia da arquitetura colonial. Esta casa abrigou o Imperador Pedro II é considerado um dos edifícios mais antigos do Espírito Santo. Outra opção é praticar esportes radicais: treekking, asa delta, trilhas para caminhadas ou motocross. E ainda por cima, que tal um mergulho no parque aquático com toboáguas e bicas de água natural? É divertido.

Domingos Martins é caracterizada pela culinária especial resultante da influência de colonos alemães e italianos. A cidade tem arquitetura impressionante e clima europeu. A cidade possui uma excelente infra-estrutura hoteleira, com opções de cafés coloniais e paisagismo exuberante. O turismo de aventura também é apreciado e praticado na região de cadeias de montanhas. O Parque Estadual da Pedra Azul é uma referência regional, tendo pistas e piscinas. Há eventos em Domingos Martins como o Encontro Internacional dos Amigos do Vinho, que reúne um time de enólogos, sommeliers, críticos e jornalistas especializados do Brasil e também do Chile e da Espanha e atrações internacionais e do Festival Internacional de Inverno, que apresenta shows que atraem muitos visitantes e turistas.

Conhecida como a cidade das Orquídeas, Marechal Floriano tem um grande número de espécies de orquídeas nas florestas ao redor da cidade de imigrantes Italianos e alemães. Lá você pode desfrutar de deliciosos pratos em restaurantes tradicionais da região, acompanhados por um clima agradável de montanha. A dança e os corais são tradicionais, com grupos que representam a Itália e a Alemanha que viajam por todo o Brasil levando as danças e músicas, a alegria trazida por imigrantes e a esperança de avanço da nova terra, onde a agricultura familiar predomina hoje.

Venda Nova do Imigrante é conhecida pela Festa da Polenta que preservar os costumes e tradições da Itália. A cidade também protege as características do período da colonização. Entre os segmentos explorados, há o agroturismo, turismo de aventura e ecoturismo. O agroturismo em Venda Nova do Imigrante é uma referência do turismo nacional. As fazendas oferecem opções para a compra de uma grande variedade de produtos, como doces caseiros, geleias, pães, café, queijo, e onde os turistas têm a oportunidade de acompanhar os processos de produção de alimentos e do dia-a-dia da vida rural.


Rota Verde e das Águas (Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra)

A Rota do Verde e das Águas é um extremo riquezas naturais roteiro permite que os turistas para entrar na história das cidades e experimentar as praias bucólicas.

A 50 km da capital, está a Aracruz, que está cercado por belezas naturais, é o lar de reservas tribais Tupiniquins e Guarani, que vendem seus produtos artesanais. Desde a instalação de produção da fábrica da Aracruz Celulose (hoje Fibria Aracruz), a cidade tornou-se uma referência mundial na produção de celulose.

Linhares, cidade conhecida como Paraíso das Águas, detém 25% das reservas de Mata Atlântica e 64 lagoas que compõem o maior complexo de lagoas na região Sudeste, sendo a principal a Lagoa Juparanã, com 38 km de extensão. As ondas do mar são adequadas para a prática de esportes aquáticos. No Distrito de Regência, o Projeto Tamar é desenvolvido preservando as espécies de tartarugas marinhas. Quatro das cinco espécies encontradas no Brasil desovam no Espírito Santo.

São Mateus. Rica em história e cultura. Este município está situado no Porto de São Mateus, que tem cerca de 32 casas, construídas nos séculos XVII e XIX e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se referem à época da aristocracia rural. Na costa, a ilha de Guriri, ligada ao continente por uma ponte sobre o rio Mariricu, é o principal ponto turístico para quem gosta de festas.

Conceição da Barra, a capital capixaba do forró, reúne dunas, praias, com piscinas na maré baixa, e selvagem. No município também acontece o famoso Baile de Congo, um auto teatral popular com duração de uma semana. A festa conhecida como Ticumbi retrata a luta entre Reis de Bamba e Reis de Congo, que disputam o privilégio de promover a festa em homenagem a São Benedito. Conceição da Barra com um jeitinho de Nordeste transforma o distrito de Itaúnas no mais importante conjunto turístico do município. A principal característica de Itaúnas são suas dunas de até 30 metros de altura. Um lençol arenoso soprado pelo vento nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente soterrando o primitivo núcleo populacional iniciado há mais de 300 anos. O município resguarda também o Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco.

Culinária

Entre os pratos mais famosos podemos citar a torta e a moqueca capixaba, o caranguejo e siri. De renome internacional, a moqueca é o prato mais típico da culinária do Espírito Santo. O nome "moqueca" é um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com legumes e frutos do mar e, ao contrário do guisado da Bahia, a moqueca capixaba não leva óleo de dendê ou mesmo leite de coco.

Logo depois vem a torta capixaba, feita com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostras e mexilhões, e bacalhau e de palmito. Prato tradicional durante a semana da Páscoa para cada família no Espírito Santo.



Espírito Santo é o estado brasileiro situado no sudeste deste maravilhoso país sul-americano. Foi dado este nome em referência ao Espírito Santo, considerado por algumas religiões cristãs a terceira parte de uma trindade de Deus (junto com Deus, consigo mesmo e seu filho, Jesus Cristo). Esta é uma resposta à religião católica, introduzida pelos europeus durante a colonização, no século 16, que ensinou os moradores doutrinas e métodos de culto cristãos. A capital do Espírito Santo é Vitória, que está situado em uma ilha. Por causa de seu extenso litoral, este estado é bem conhecido por suas dunas de areia, portos e praias. Também é aclamado pelo o forró, um estilo único de dança.

O Espírito Santo foi o lar de tribos seminômades de séculos atrás. Estes índios viviam da terra e de seus recursos naturais. No entanto, quando os exploradores europeus começaram a viajar pelo mundo, eles logo "descobriram" o Brasil e começaram um longo processo de colonização Portuguesa. O Português introduziu a escravidão, trazendo trabalhadores  da África para a América do Sul. Mais tarde, os descendentes desses escravos negros, bem como aqueles dos colonos portugueses originais formaram a nova cultura e sociedade do Espírito Santo, casando-se uns aos outros e criaram uma sociedade de mistura de raças, línguas e orientações religiosas.

Vila Velha foi inicialmente decidida como a capital da região, mas, devido às frequentes incursões pelos povos nômades locais, foi transferida para Vitória. Em 1556, outros locais foram fundados, incluindo Serra, Nova Almeida e Santa Cruz. A área estava sob o controle político da família Coutinho por 140 anos. Finalmente, em 1821, foi nomeada uma província. Quando o Brasil ganhou a independência do domínio europeu, em 1822, os Conselheiros Distritais foram renomeados presidentes provinciais. Finalmente, em 1889, o Espírito Santo foi declarado um estado.

O Espírito Santo tem uma área total de 46.095,583 km² (é o 23º Estado brasileiro em extensão). Por causa de seu posicionamento, este estado goza de muitos tipos diferentes de vegetação e habitats, que são o lar de uma variedade de vida selvagem. Estes habitats variam de lagos e florestas a extensões costeiras e manguezais. Há também uma série de ilhas que pertencem ao Estado do Espírito Santo. Seu principal rio é o Rio Doce e sua mais importante lagoa, a Juparanã, está situada próxima a esse importante curso d'água.

Espírito Santo tem um clima tropical ao longo da costa, com invernos secos e verões úmidos. Onde a paisagem montanhosa mais ao interior tornam as temperaturas naturalmente mais baixas.

A grande maioria (mais de 80%, na verdade) da população no Espírito Santo vive em áreas urbanas. O setor de serviços é o maior em termos de sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Este setor representa cerca de metade da contribuição do estado, seguido pelo setor industrial, que responde por quase metade do PIB. A agricultura também é um setor importante, e Espírito Santo produz algumas culturas muito importantes, tais como arroz, café, cana de açúcar, bananas, milho e cacau.

Atrativos turísticos no Espírito Santo incluem:

• Guarapari (famosa por suas curativas praias de areia preta)
• Jacaraípe e Manguinhos (tanto as zonas costeiras)
• Domingos Martins (um refúgio de montanha espetacular)

Aqui está o site do Espírito Santo Governo: http://www.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário